domingo, 12 de dezembro de 2010

Língua Italiana



A língua oficial do estado italiano descende historicamente do toscano literário, cujo uso foi iniciado com os grandes escritores Dante, Petrarca e Boccaccio por volta de 1300, e daí se evoluiu a atual língua italiana. A língua italiana era falada apenas por uma pequena minoria da população no momento da unificação política no Reino da Itália em 1861, e depois foi difundida, mediante a instrução obrigatória nas escolas e a contribuição determinante e mais recente da televisão, mesmo que hoje a soma dos falantes de dialectos e dos diglossici(bilingues, que falam tanto o italiano como os dialetos) supere os italófonos.

Do ponto de vista dos idiomas locais pré-existentes, eles conseguiram passar pelo processo no qual a geração sucessiva adquire mais características italianas, processo acelerado sensivelmente devido à ampla disponibilidade de mídia em italiano e à mobilidade da população. Este tipo de troca tem reduzido sensivelmente o uso das línguas regionais muitas das quais são consideradas em processo de extinção. Paralelamente ao abandono progressivo do uso no âmbito prático, foi observado nos últimos anos a um renascimento das línguas regionais/dialeto no plano cultural e folclorístico em reação ao processo atual da globalização.

Segundo os dados estatísticos mais recentes, 44% dos italianos falam exclusiva ou predominantemente o italiano, e 51% o alterna com uma língua regional ou outra língua, e somente 5% falam exclusivamente o dialecto ou outro idioma diferente do italiano.








Sem comentários:

Enviar um comentário